domingo, 2 de agosto de 2009

Alongamento

As palavras alongamento e flexibilidade causam certa confusão quando tentamos explicar seus significados. Afinal, não são a mesma coisa? Na verdade até estão relacionadas, mas os significados são um pouco diferentes.
Muita gente acha que são sinônimos, e outros até confundem os dois termos. Mas, a flexibilidade têm um sentido mais amplo do que o alongamento, sendo definida como a total amplitude de um movimento na articulação ou de grupos de articulações envolvidos num determinado esforço com ou sem a ajuda de uma pessoa ou equipamento. Já o alongamento, é comumente usado para expressar o conjunto de exercícios utilizados para melhorar ou manter os níveis de flexibilidade.

Ainda se sabe que a flexibilidade não pode ser generalizada, ou seja, ela pode ser específica para um só movimento na articulação. Um exemplo seria uma pessoa com ótima flexibilidade na articulação do quadril e péssima nos ombros.
Com certeza você já deve ter feito exercícios de alongamento antes de praticar algum tipo de exercício físico ou esporte ou mesmo no início das aulas de Educação Física. Mas você sabe dizer por que motivo estava fazendo estes alongamentos?

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Alongue-se antes dos exercícios!
Clique aqui para fazer o download

Os exercícios de alongamento são recomendados antes e após a prática de exercícios físicos. Antes de um jogo de basquetebol, por exemplo, é necessário que se faça uma sessão de exercícios para o aquecimento do corpo, ou seja, exercícios que elevem a temperatura corporal e preparem os seus músculos para entrarem em ação, podendo ser exigidos de forma mais intensa, sendo reduzido os riscos de lesões.
O alongamento é importante durante a fase de aquecimento, pois permite que os músculos e articulações adquiram a lubrificação e elasticidade necessárias para suportar movimentos como freadas ou arrancadas bruscas que são características dos esportes.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Exercício de alongamento: cuidado com os exageros!
Clique aqui para fazer o download

É importante que a sessão de alongamentosrealizada durante a fase de aquecimento não seja feita em amplitude ou intensidade exagerada, pois neste caso corre-se o risco de lesionar a musculatura antes mesmo do exercício ou esporte que se deseja praticar. Por isso, é recomendado iniciar a sessão de aquecimento por exercícios como, uma caminhada ou corrida leve e em seguida exercícios de alongamento iniciando com baixa intensidade e amplitude e aumentando gradualmente estes níveis.

Após a prática de exercícios, os alongamentos são novamente recomendados para o processo de voltar à calma, ou relaxamento muscular, auxiliando ainda no aumento da flexibilidade do executante, de uma maneira geral.
Existem inúmeros fatores que interferem nos níveis de flexibilidade de cada indivíduo, sendo que os mais significativos referem-se à idade, sexo, treinamento e genética.


Um comentário: