domingo, 2 de agosto de 2009

História do Atletismo


Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Lançamento de dardo
Clique aqui para fazer o download

Conhecido como o esporte olímpico por excelência, o atletismo reúne em suas provas atividades de saltos, corridas e arremessos. Quando lembramos daqueles corredores de 100 metros rasgando a linha de chegada a toda velocidade, ou aqueles corredores magros, de passadas largas, vencendo os mais de 40 quilômetros da maratona, ou ainda aquele atleta que salta com uma vara a uma altura assustadora, ou aquele atleta que sai correndo e de repente joga uma espécie de lança que viaja no ar e vai cair fincada no chão muitos metros à frente, em todos estes casos estamos falando de provas do atletismo. Então, vamos aprender agora um pouquinho mais sobre este esporte tão completo.

Nos primórdios de nossa civilização, começa a história do atletismo. Na Pré-História o homem das cavernas, de forma natural, praticava uma série de movimentos, nas atividades de caça, em sua defesa própria etc. Ele saltava, corria, lançava, enfim desenvolvia uma série de habilidades relacionadas com as diversas provas de uma competição de atletismo. Podemos verificar que as provas de atletismo são atividades naturais e fundamentais do homem: o andar, o correr, o saltar e o arremessar. Por esta razão, o atletismo é considerado o “esporte base” e suas provas competitivas compõem-se de marchas, corridas, saltos e arremessos. Além disso, o desenvolvimento dessas habilidades são necessárias à prática de outras modalidades esportivas.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Prova de corrida
Clique aqui para fazer o download

Por exemplo, podemos observar um jogador em atividade numa partida de futebol, basquete ou voleibol. Durante o jogo, ele anda, outras vezes, corre, salta e pratica arremessos. Por isso, um jogador de futebol, basquete ou voleibol procura sempre desenvolver essas habilidades que são “base” dos conjuntos de atividade física do praticante dessas modalidades.

Desde muito antes da Era Cristã, o homem desafia os seus limites testando sua força, agilidade, velocidade, resistência, etc. Existem registros que indicam que as primeiras civilizações do Egito e da Mesopotâmia já se interessavam por atividades atléticas desde 3000 a.C.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Salto em altura
Clique aqui para fazer o download

Os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, iniciados em 776 a.C., também registram as corridas como provas obrigatórias em seus programas. A corrida foi o único esporte que fez parte das 13 primeiras Olimpíadas.
Como podemos ver o atletismo acompanha o homem desde tempos ancestrais incluindo uma série de desafios atléticos. Hoje em dia o atletismo é dividido em modalidades de: provas de pista e campo, corridas de rua, cross-country , e marcha atlética.


As provas de pista incluem corridas como os 100 metros rasos, os 110 metros com barreiras e os revezamentos 4 por 100 e 4 por 400 metros. As provas de campo incluem os saltos, arremessos e lançamentos, ou seja, provas como o arremesso de peso, lançamento de dardo, de disco e de martelo, o salto em altura, salto em extensão, salto com vara, etc.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Quais provas são de pista e quais são de campo?
Clique aqui para fazer o download

As provas do atletismo exigem de seus atletas muita dedicação aos treinamentos, pois envolvem além de capacidades físicas como a força, a resistência, a velocidade, a agilidade, o equilíbrio, a coordenação motora, o ritmo, etc., um grande aprimoramento das técnicas dos movimentos. Aos poucos estaremos conhecendo um pouco mais de cada uma das provas do atletismo, e também um pouco mais sobre os grandes ídolos deste esporte, atletas que se tornaram verdadeiros heróis olímpicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário