domingo, 2 de agosto de 2009

Capoeira

A capoeira é uma luta, um esporte, um jogo, uma dança, um ritual... Afinal o que é a capoeira? Certamente todos nós já ouvimos falar da capoeira de tantas maneiras diferentes que é difícil classificá-la como apenas uma das categorias apresentadas, afinal desde que surgiu a capoeira assumiu inúmeras funções, aliás, para começo de conversa seria bom sabermos como a capoeira surgiu.
Nossa história começa lá no Brasil colônia. Após o descobrimento do país era necessária mão-de-obra para explorar todas as riquezas do novo continente e esta mão-de-obra foi conseguida através de escravos trazidos da África. Os escravos foram trazidos de diferentes países e por isso o Brasil acabou tornando-se um caldeirão com as mais variadas espécies de cultura possíveis.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Capitão do mato
Clique aqui para fazer o download

Os escravos capturados eram mantidos presos nassenzalas, que eram uma espécie de prisão onde se amontoavam até centenas de escravos. As tentativas de fuga não eram raras e quando aconteciam os escravos eram perseguidos peloscapitães-do-mato. Uma das teorias para a origem da capoeira aponta que os escravos fugitivos praticavam seus movimentos de defesa na capoeira que eram as matas baixas que nasciam após a derrubada das florestas. A palavra capoeira teria sua origem da língua tupi: caá + puera = mato ralo ou mato que foi cortado.

Certamente nós já ouvimos conversas de que a capoeira é parte da cultura negra e tem suas origens na África. Mas, pelo que os pesquisadores do assunto investigaram, a capoeira nasceu foi no Brasil, ela pode até ter suas raízes na África, como uma dança chamada N’golo ou Dança da Zebra que parece ter inspirado alguns dos movimentos da capoeira, mas a capoeira de verdade foi desenvolvida pelos escravos africanos em terras brasileiras.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Jogo de capoeira entre os Mestres João Grande e João Pequeno
Clique aqui para fazer o download

Nas ruas, nas senzalas, nos quilombos ... o jogo de capoeira tornou-se uma espécie de ritual que misturava elementos da dança, cantoria, instrumentos, mas escondia uma luta bastante violenta e fatal que era talvez a única forma de defesa do escravo desarmado contra seus opressores armados. A capoeira e os capoeiras com o tempo ganharam fama de violentos e arruaceiros, sendo sua prática proibida por lei e o praticante sujeito à prisão, castigos físicos e até à morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário