domingo, 2 de agosto de 2009

Anorexia


Clique aqui para ampliar

Modelo anoréxica
Clique aqui para fazer o download

A Anorexia Nervosa é um transtorno alimentar e emocional caracterizado pela perda de peso devido ao medo intenso da obesidade. Esses sentimentos geralmente atingem mulheres jovens entre 14 e 18 anos. Os sintomas mais frequentes são: medo intenso de ganhar peso, o que faz deixá-lo mais abaixo que o normal; baixíssima ingestão de alimentos ou uso frequente de dietas severas: imagem corporal distorcida, caracterizada pela sensação de estar gorda (mesmo não estando); grande perda de peso (frequentemente em um período rápido); sentimento de culpa ao comer; excesso de atividade física; amenorreia; excessiva sensibilidade ao frio; mudanças no comportamento

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Medidas extremas
Clique aqui para fazer o download

Uma pessoa que possui um Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou inferior a 17, 5 kg/m2 pode estar com sentimentos de perturbação significativa na percepção do esquema corporal. De modo geral, a maioria dos pacientes adotam uma dieta muito restrita, por vezes limitada a apenas alguns tipos de alimentos. Nos casos mais graves o paciente adota métodos adicionais de perda de peso, os quais incluem auto-indução de vômito, uso indevido de laxantes ou diuréticos e prática de exercícios intensos ou excessivos.

Um dos primeiros sintomas da anorexia é a perda da noção que a pessoa tem da sua imagem corporal, mesmo magra ela se vê gorda, acredita que precisa emagrecer ainda mais, e que o melhor jeito é parar de comer. Normalmente essas mulheres não acreditam que este medo de engordar possa ser sinal de alguma disfunção. A prática mostra que uma das partes mais difíceis do atendimento para tratar a anorexia nervosa é convencer a pessoa de que ela está doente. Não é fácil convencer o paciente ao tratamento, pois, há a negação da doença e ao tratamento. As pacientes com anorexia nervosa em geral desconfiam dos médicos, os quais elas percebem como inimigos e interessados apenas em realimentá-las, em fazê-las perder a vontade de controlar seus pesos. Portanto, o médico deve encorajar hábitos alimentares normais e ganho gradativo de peso sem que isto se torne o único foco do tratamento.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Estágio avançado da anorexia nervosa
Clique aqui para fazer o download

Normalmente, essas pessoas só são levadas a algum tipo de tratamento quando a anorexia já está em nível elevado, ou seja, quando os sinais já são perceptíveis, quando o emagrecimento já é exagerado, aí é que os parentes (pois a pessoa não se vê tão magra) ou amigos próximos percebem que já ultrapassou o limite do normal. A família sempre deve insistir no tratamento mesmo que a doente queira parar. O atendimento especializado é a única saída para controlar o problema antes que o corpo exija atendimento médico por causa de uma emergência.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Após tantos casos de fatalidades provocados pela anorexia nervosa, parece que o ambiente mais atingido pela doença começa a se sensibilizar. No mundo da moda alguns países estão proibindo modelos com IMC muito baixo de participar de desfiles ou proibir a participação de meninas muito novas. Em setembro de 2006, Madri causou espanto ao proibir modelos com índice de massa corpórea (IMC) inferior a 18 (algo como 57 quilos para uma mulher de 1,80m) na Pasarela Cibeles, sua semana de moda. Em poucos dias, a decisão repercutiu e foi aplaudida pela secretária britânica de Cultura, Tessa Jowell, para quem o conceito de beleza ligado à extrema magreza tem prejudicado a saúde e a auto-estima das adolescentes. Jowell pediu uma medida semelhante para a Semana da Moda de Londres. Mas a proposta não foi acatada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário