domingo, 2 de agosto de 2009

Qualidade de Vida

Cada vez mais, novos conceitos e expressões são acrescentados ao nosso vocabulário. Entre esses conceitos, encontramos a famosa e conhecida Qualidade de Vida.

Podemos entender que Qualidade de Vida é muito mais que o universo das nossas necessidades básicas de sobrevivência, como alimentar-se, vestir-se, relacionar-se, etc. Ter qualidade de vida significa em primeiro lugar ter saúde, relacionar-se com as pessoas à sua volta com respeito e amizade, dedicando um tempinho dos seus dias para o lazer .

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Ter prazer e alegria é ter Qualidade de Vida
Clique aqui para fazer o download

Pense em coisas que lhe traga bem-estar, conforto e prazer. Certamente o que você pensou contribui para que você tenha Qualidade de Vida.

A Educação Física busca fazer a sua parte. Nós, professores dessa área, buscamos estimular e orientar uma vida ativa à população, através da prática de atividade física, envolvendo as pessoas na prática de um ou muitos movimentos. Você pode se movimentar com esportes, danças, jogos etc.

Vale lembrar que o sedentarismo é um dos principais fatores para o surgimento de doenças crônico-degenerativas como a osteoporose, hipertensão e cardiopatias. Mas, a atividade física não é um fator milagroso que previne sozinha todos os problemas de saúde. Ter uma alimentação adequada e viver com mais tranqüilidade, controlando o estresse, são hábitos saudáveis essenciais.

Escolha praticar uma atividade que movimente seu corpo. Você pode escolher com propósito de esporte de rendimento (mesmo que a competição não seja com outros, mas com você mesmo) ou pode também escolher a prática apenas buscando o prazer e a auto-satisfação.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Esteja feliz consigo mesma!
Clique aqui para fazer o download

Você pode praticar esportes apenas pela maravilhosa possibilidade de desfrutar novas amizades, ampliar laços afetivos e compartilhar experiências; pode também buscar estritamente a beleza estética, melhorando a sua auto-imagem e consequentemente sua auto-estima.

Independente do objetivo escolhido, viva intensamente seus momentos de envolvimento com o movimento corporal, pois assim você estará contribuindo para aprender, sentir e expressar cada vez mais os sentimentos que contribuem para a Qualidade de Vida. E lembre-se que, melhorando sua qualidade de vida você melhora também a qualidade das vidas das pessoas à sua volta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário