domingo, 2 de agosto de 2009

Práticas corporais alternativas

ara iniciarmos nossa conversa sobre as Práticas Corporais Alternativas, é necessário assumirmos que nós não temos um corpo simplesmente, nós somos um corpo, que sente, se movimenta, percebe, pensa, interage e que estas percepções são influenciadas por nosso estilo de vida e por nossa cultura.
As Práticas Corporais Alternativas correspondem àquelas atividades corporais que não são tradicionais na nossa cultura, elas incluem as concepções orientais e ocidentais de práticas corporais e de saúde, representadas por atividades como relaxamento, auto-conhecimento, massagem, técnicas respiratórias, etc.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Sensibilização corporal
Clique aqui para fazer o download

Vocês já pararam para pensar em como nós fazemos um uso limitado de nossos sentidos? Transitamos pela nossa vida diária sem prestar atenção nas sutilezas dos nossos sentidos: audição, tato, olfato, paladar, visão e intuição. A poluição sonora, visual e olfativa nos instiga a não atentar aos detalhes de paisagens, odores e sons (até mesmo do nosso próprio corpo). Os alimentos excessivamente industrializados/ modificados e as refeições rápidas deixam o paladar menos sensível. Prova disso é que quando experimentarmos alimentos sem que antes tenhamos olhado-os, percebermos que seu gosto parece ser diferente.

O auto-conhecimento consiste em aguçar o sentido por meio de práticas que estimulam os órgãos do sentido, bem como a prática de exercícios respiratórios ou de relaxamento.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Relaxamento
Clique aqui para fazer o download

O relaxamento, na verdade não é somente um descanso quando vamos dormir ou um cochilo qualquer, mas sim a vigilância interior e máxima concentração, sendo que no relaxamento completo, distanciamos-nos das coisas, sejam elas importantes ou não, distanciamos-nos do cotidiano e, neste instante, vemos como todos os nossos problemas se tornam menores ou insignificantes.

Na nossa sociedade o toque é algo que sustenta muitos significados, podendo passar por caminhos negativos ou positivos. Dependendo das experiências que o indivíduo teve durante sua vida, o toque pode trazer à memória lembrança positivas, como: ter recebido carinho dos pais, ter recebido atenção ao ter se machucado ou mesmo ter recebido um cafuné num momento de tristeza. Em um outro extremo, se a criança sofreu muitas agressões físicas ou verbais ou se conviveu/convive em um ambiente de muito desrespeito e violência entre as pessoas, o contato corporal poderá ser sempre relacionado a fatos desagradáveis.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Massagem
Clique aqui para fazer o download

A automassagem tem a pretensão de aguçar, nos seus praticantes, os reflexos naturais do seu corpo e relaxar as áreas tensionadas, ou seja, fazer com que o indivíduo conheça melhor o seu próprio corpo. Ela pode ser considerada uma forma de auto-cura e uma oportunidade de se atingir o bem-estar.
Qualquer massagem, atuando como purificador mecânico, alimenta a irrigação dos tecidos se eles não estão sendo atingidos adequadamente pelas redes linfática e sanguínea, e remove as causas da fadiga e de eventuais inflamações. Exatamente por isso a massagem indiretamente aumenta o tônus muscular (estado normal de tensão do músculo), na medida em que estimula sua capacidade de se contrair adequadamente. Além de propiciar uma profunda sensação de relaxamento, ela melhora também a circulação, estabiliza o equilíbrio líquido dos tecidos e alivia a tensão excessiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário