domingo, 2 de agosto de 2009

A Pirâmide Alimentar

Podemos ter uma alimentação balanceada tomando por base a Pirâmide Alimentar, criada pelo Departamento de Agricultura dos Estados. Ela pode ser o seu guia para uma dieta equilibrada e oferece uma orientação simples e fácil para você escolher seu cardápio respeitando algumas regrinhas saudáveis. São elas:

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Pirâmide Alimentar
Clique aqui para fazer o download

 Procure comer grande diversidade de alimentos
 Mantenha um peso saudável
 Procure opções com pouca gordura
 Procure consumir vegetais, frutas e grãos
 Use açúcar e sal com moderação
 Consuma bebidas alcóolicas com moderação

Como você pode observar no desenho acima, a pirâmide alimentar separa os alimentos de acordo com suas funções e quantidades necessárias numa boa dieta. Devemos consumir em maior quantidade os energéticos, seguidos dos reguladores, dos construtores e por último os energéticos extras, de consumo limitado.

Na base da pirâmide estão os alimentos energéticos, que são os responsáveis por gerar energia para que nosso organismo possa realizar suas funções normais. Eles são os carboidratos complexos, como farinhas, pães, tubérculos, massas, cereais, trigo. Logo acima estão os alimentos reguladores - legumes, frutas e verduras - os quais fornecem vitaminas, minerais e fibras. Os construtores são os ricos em proteínas, como o leite e derivados, carnes, ovos e leguminosas, e são responsáveis pela construção dos novos tecidos, pelo crescimento e pela reparação do desgaste natural dos tecidos. Dentre os energéticos extras, os açúcares e doces devem ser consumidos com moderação. As gorduras, por sua vez, são necessárias em uma quantidade mínima no organismo, pois realizam isolamento térmico, proteção contra choques e transporte de algumas vitaminas.

Todos os grupos de alimentos são importantes para suprir as necessidades de nutrientes conservando nossa saúde, por isso, todos devem ser consumidos, e a quantidade de cada um deve seguir a proporção sugerida na pirâmide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário