domingo, 2 de agosto de 2009

Transtornos Alimentares


Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Distúrbios de auto-imagem
Clique aqui para fazer o download

Os Transtornos Alimentares são desvios do comportamento alimentar que refletem fortemente na aparência física, causando emagrecimento extremo ou obesidade. Alguns autores tratam essas doenças como "epidemia de culto ao corpo". São distúrbios psicológicos caracterizados por uma busca obsessiva pela perfeição do corpo, essa obsessão leva a pessoa a desenvolver uma relação doentia com a comida.

Os principais tipos de Transtornos Alimentares são a Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa. Essas duas patologias são intimamente relacionadas por apresentarem alguns sintomas em comum como a preocupação excessiva com o peso. Na Bulimia, por exemplo, a pessoa ingere milhares de calorias em uma única refeição, para depois colocar tudo para fora, geralmente pela indução do vômito. Já a pessoa com anorexia fica dias sem comer ou alimenta-se com porções extremamente restritas de alimentos, preocupando-se sempre excessivamente com a quantidade de calorias das refeições.
É na adolescência, quando a personalidade ainda será realmente configurada, que este tipo de obsessão se converte num pesadelo, agravado pelos modelos de perfeição e beleza que os meios de comunicação constantemente transmitem. Os jovens se sentem na obrigação de ter corpos perfeitos que são vendidos como modelo de saúde, mas, muito pelo contrário, é justamente a saúde que é sacrificada.
.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Espelho, espelho meu!
Clique aqui para fazer o download

Nesses distúrbios, a auto-imagem, é totalmente distorcida, e a pessoa acredita estar gorda mesmo estando muito magra. O resultado é uma verdadeira deterioração física e mental, que começa com sintomas leves como queda dos cabelos até complicações cardiovasculares, renais e endócrinasgraves que podem levar a morte. No extremo oposto teríamos aquelas pessoas extremamente obesas que não admitem que estão acima do peso, ou admitem, mas não fazem nada para alterar este quadro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário