domingo, 2 de agosto de 2009

Corpo e movimento

Sei que todos nós sabemos onde ficam as mãos, os pés, as pernas, os braços... Mas será que sabemos o que eles realmente são capazes de fazer?
Você sabia que cada parte do corpo é responsável por um ou mais movimentos, e que a somatória destes movimentos leva a realização de uma atividade motora mais complexa?

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Articulação do tornozelo
Clique aqui para fazer o download

O corpo humano consegue realizar movimentos a partir de alguns pontos específicos, afinal, vocês já devem ter percebido que alguns pontos do corpo como a região entre o joelho e o quadril, por exemplo, não realizam movimentos. O movimento ocorre apenas nas articulações, sendo que estas podem permitir movimentos de pequena ou grande amplitude.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Bloqueio no voleibol
Clique aqui para fazer o download

Quando aprendemos melhor sobre cada parte do corpo estamos aprimorando nossa consciência corporal. Através dela conseguimos identificar mais rápido um movimento e quais as região do corpo envolvidas no mesmo.

É preciso entender que durante todos os movimentos que realizamos nosso corpo inteiro tem algum tipo de participação, assim, quando um atleta realiza o movimento do bloqueio no voleibol, por exemplo, ele estará movimentando articulações como a do tornozelo, joelho, coluna vertebral, ombro, cotovelo, punho, mão, enfim, deve haver um encadeamento de movimentos que devem ocorrer de forma sincronizada e articulada.

O que estamos querendo mostrar é que numa atividade física utilizamos o corpo todo, mas precisamos aprender quando usar mais uma região ou outra, pois esta seleção e graduação dos grupos musculares envolvidos torna os movimentos mais eficientes e acaba economizando energia.

Para cada tipo de esporte ou atividade física nosso corpo é exigido de forma diferente, às vezes o que muda são os grupos musculares envolvidos, em outros momentos é a intensidade ou o ritmo dos movimentos, em outros pode ser a precisão ou força, e assim por diante. E é através de atividades específicas que conseguimos desenvolver cada movimento, por isso que para cada esporte existe um treinamento diferente.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Crianças devem ser estimuladas para aumentar seu repertório motor
Clique aqui para fazer o download

As aulas de Educação Física podem ser considerados momentos muito ricos para a construção de nossorepertório motor, afinal é nestas aulas que exploramos nossas diferentes possibilidades de movimentos, conhecendo nossas limitações e potencialidades. Quem aproveita bem as aulas de Educação Física com certeza terá muito mais facilidade em praticar um esporte, porque é nela que aprendemos a utilizar e desenvolver nossashabilidades motoras .

Enfim, para realizar uma atividade física é claro que não é necessário conhecermos profundamente o funcionamento de todo o nosso corpo, mas com certeza alguns conhecimentos básicos podem nos auxiliar bastante na eficiência e na qualidade destes movimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário