domingo, 2 de agosto de 2009

Postura

Você sabia que o homem é o único mamífero que anda sobre os dois pés?
Pois é, outros mamíferos podem até ficar sobre os dois pés, mas o homem é aquele que tem a estrutura corporal adaptada para esta postura, ou seja, somos adaptados a uma locomoção bípede.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Coluna vertebral com suas curvaturas naturais
Clique aqui para fazer o download

Sabemos que existem diferenças de um corpo para outro, como a altura e o peso, porém, independentemente da constituição física de cada pessoa, uma coisa é certa, a postura é sempre importante e está refletida na nossa aparência e em nossa saúde. A adoção de uma postura inadequada por longos períodos de tempo pode acarretar problemas de saúde graves, como os de coluna que causam dores terríveis.
A postura correta é aquela em que os olhos ficam projetados para o horizonte, o queixo elevado mais ou menos um palmo acima do peito e ao mesmo tempo alinhado com a nuca, a cabeça e os ombros formam um triângulo equilátero. Os ossinhos do quadril que ficam abaixo da cintura ficam alinhados e os joelhos e os pés ficam voltados para frente.

A escola é um dos locais onde crianças e adolescentes permanecem a maior parte de seu dia. Muitas crianças e adolescentes simplesmente se esparramam na cadeira, como se estivessem no sofá de casa, ou deitam a cabeça sobre a carteira quando fazem a lição. Alguns cuidados precisam ser observados para que estes "descuidos" não se tranformem em uma enorme dor de cabeça (e de coluna, e de pescoço, etc.) no futuro. O mobiliário e sua posição na classe são muito importantes. Uma carteira alta ou baixa demais provoca desconforto, dores e danos físicos que podem se agravar com o tempo. A posição do quadro-negro exige que parte dos alunos "entortem" o pescoço para seguir o que o professor está escrevendo, o que é desconfortável. O fato dos estudantes ficarem a maior parte do seu tempo sentados é um agravante ainda maior para os riscos de problemas de coluna, pois na posição sentada, a pressão sobre os discos que separam as vértebras chega a dobrar, aumentando ainda mais quando a postura é incorreta. A postura envolve uma série de outros aspectos. Uma criança tímida pode andar mais curvada ou recolhida deformando a curvatura de sua coluna, outro fator que acaba provocando uma série de problemas posturais é o ato de carregar ou levantar pesos de forma incorreta.
A má postura somada durante um tempo, pode trazer desvios na coluna , provocando dores principalmente depois de uma certa idade. Você conhece alguém mais velho que sofra de dores nas costas?
Pergunte para o seu pai, sua mãe ou para seus avós se eles sentem dores e em qual parte das costas.Tente identificar estes sintomas com as seguintes posturas :

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Hipercifose
Clique aqui para fazer o download

Hipercifose > Traduzindo do grego a palavra cifose significa gibosidade, ou seja, um aumento pronunciado da curvatura torácica da coluna, também chamado popularmente de corcunda. Comum em homens e mulheres.Ocorre quando a pessoa anda com a cabeça e ombros projetados para frente, como se estivessem procurando alguma coisa. A dor se localiza no pescoço e meio das costas.
Como você assiste televisão?
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Escoliose
Clique aqui para fazer o download

Escoliose > É o desvio lateral da curvatura vertebral em uma visão de costas. Basicamente a escoliose pode apresentar-se com o desenho de um C ou de um S. Normalmente a pessoa apresenta um ombro mais elevado que o outro e/ou o quadril com um lado mais elevado (direito ou esquerdo). Como você está sentado agora?
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Hiperlordose
Clique aqui para fazer o download

Hiperlordose> Alteração postural caracterizada pelo aumento da curvatura lombar da coluna vertebral. Embora não seja tão comum, a hiperlordose também pode ocorrer na região cervical da coluna vertebral. O uso de salto alto pelas mulheres e a tendência de arrebitar o "bumbum" são fatores que contribuem para o aumento da lordose lombar.
E aí ... você conseguiu identificar alguma destas posturas ?
Hoje aprendemos algumas posturas inadequadas que podem ser evitadas, para mais tarde não sofrermos dores nas costas, como grande parte da população do mundo.
Então a dica é prestar mais atenção na maneira como carregamos a mochila, como sentamos na cadeira durante a aula ou como assistimos televisão ou também como sentamos à frente do computador.Estes pequenos cuidados são a garantia da saúde de nossa coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário