domingo, 2 de agosto de 2009

Conhecendo as Lutas


Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Cabo de guerra: uma das formas de luta
Clique aqui para fazer o download

As lutas são disputas em que os oponentes devem ser subjugados, mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço, na combinação de ações de ataque e defesa dentro de um determinado código de regras. Caracterizam-se por uma regulamentação específica, a fim de punir atitudes de violência e de deslealdade. Podem ser citados como exemplo de lutas desde as brincadeiras de cabo-de-guerra e braço-de-ferro até as práticas mais complexas da capoeira, do judô, do sumô e do caratê.

Você sabia que a luta é um dos esportes mais antigos do mundo? É verdade, a sua origem pode ser rastreada em desenhos de grutas francesas de até 15000 anos. Os primeiros sistemas de luta evoluíram provavelmente ao lado dos seres humanos, porque a humanidade deve sempre ter tido a necessidade de se defender de encontros com animais, ou mesmo para se defender de outros seres humanos.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Judô: arte marcial que envolve muita disciplina
Clique aqui para fazer o download

Existem diferentes tipos de lutas de diferentes origens, espalhadas por todos os continentes, mas os orientais com certeza são os responsáveis pelo desenvolvimento de um conjunto de lutas que devido ao seu refinamento são tratadas como artes. A personalidade observadora do oriental se inspirou na luta dos animais pela sua sobrevivência e adaptou seus movimentos e reações ao ser humano. Surgiram assim, as artes marciais nas suas formas primitivas que, recebendo a preciosa contribuição dos monges guerreiros, assim chamados por praticarem tais artes, constituíram sua base na filosofia e na religião.

Na antiga China, apesar de já existirem algumas formas de boxe chinês, o Templo de Shaolin do Norte foi o maior centro de ensino de artes marciais do país. Porém, por ser um templo, seus integrantes eram todos monges e, como tais, praticavam a meditação, a caligrafia, a pintura e, em último plano, as artes marciais, que tinham como objetivo melhorar a saúde do corpo fortificando-o para que pudesse dar moradia a um espírito em paz.
Destacou-se dentre estes monges Bodhidharma, considerado o pai das artes marciais. Bodhidharma era um monge hindu que, no século VI, caminhou da Índia até a China onde, no templo de Shaolin, transmitiu seus ensinamentos.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Atividade interativa
Clique aqui para fazer o download

Ele pregava a união do corpo com o espírito, acreditando que para lograr tal união era necessário disciplinar a mente e o corpo com exercícios físicos aliados à respiração. Mais tarde, o templo foi incendiado obrigando seus discípulos a se dispersarem por todo o país. Eles preservaram o ensinamento do mestre levando seus conhecimentos a diferentes lugares, adaptando-o às necessidades da região onde viviam.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Sumô: quanto mais pesado melhor
Clique aqui para fazer o download

A partir de então, as artes marciais tomaram maiores proporções conquistando adeptos em todos os segmentos sociais. Com isso, os orientais incorporaram sua prática na vida diária, surgindo novas artes como o kendô, judô, caratê, sumô e aikidô de origem japonesas, e o tai chi chuan, o kung fu e o kempô de origem chinesas.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Vale tudo: violência regulamentada
Clique aqui para fazer o download

Muitas pessoas temem as artes marciais e seus praticantes porque acham que eles são agressivos e responsáveis por atos de violência. Uma vez que esses indivíduos aprendem técnicas consideradas "mortais" ou "fatais", muitos acreditam que os artistas marciais são violentos e perigosos.
Porém, as artes marciais, antes de mais nada, devem ser vistas como filosofia de vida que de uma maneira geral buscam um equilíbrio entre o corpo e a mente, compreendendo a luta não enquanto arma para atacar as pessoas durante brigas, mas apenas como formas de se defender ou de defender a alguém contra a violência. Afinal de contas, o que se ganha brigando e machucando ou matando alguém?


Nenhum comentário:

Postar um comentário