domingo, 2 de agosto de 2009

Futebol feminino

O Brasil é considerado por muitas pessoas o país do futebol, mas isso só vale quando estamos falando do futebol masculino. Então, por que o esporte mais popular do país não é tão popular entre as meninas?
Pra muita gente o futebol é muito bruto pra ser praticado pelas mulheres. Mas e o handebol e o basquetebol, também não são esportes de contato? Acontece que o grande problema para a aceitação do futebol no país atende por outro nome: MACHISMO.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Jogadora de futebol
Clique aqui para fazer o download

É só perguntar para uma mulher com mais de 40 anos como era vista, na sua juventude, a mulher que jogasse futebol. Com certeza o preconceito era muito maior do que nos dias de hoje. Só para se ter uma idéia, nos anos 40 e 50 os médicos publicavam artigos condenando o futebol feminino, pois alegavam que poderia prejudicar o sistema reprodutor das mulheres, deixando-as estéreis ou ainda deformando os seus corpos. Então, se eram os médicos que diziam isso, a ciência que assinava em baixo, quem poderia duvidar.
Durante muito tempo futebol para mulheres no Brasil era coisa para mostrar mulheres de pernas de fora no intervalo dos jogos masculinos com o objetivo de atrair e distrair o público masculino. Já viram coisa mais machista do que essa? Tinham também umas apresentações de mulheres jogando futebol em circos. Bizarro, não é!

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Jogo de futebol feminino
Clique aqui para fazer o download

Na verdade, o futebol é considerado como uma das formas de expressão do poder masculino em nosso país. Só para compararmos com outra cultura, os americanos não dão muita bola pro nosso futebol que eles chamam de “soccer”, lá para eles o “jogo de macho” é o futebol americano. E o mais interessante é que lá eles tratam o nosso futebol como esporte para mulheres, tanto que as americanas estão sempre entre as melhores seleções de futebol feminino do mundo, enquanto que o Brasil começa a conquistar alguns resultados mais expressivos apenas agora, em um momento em que o preconceito em relação às mulheres que jogam futebol tem diminuído.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Além de demorarem um bom tempo para dar os seus primeiros chutes na “gorduchinha”, as mulheres foram impedidas de praticar futebol no país durante muito tempo, pois na década de 1960 havia uma lei que proibia a prática do futebol feminino (pop up) no país.
Portanto, quando alguém comentar conosco que mulher não tem o “dom” pra jogar futebol, ou que são todas pernas-de-pau, ou que lugar de mulher é na cozinha e não no campo, devemos entender que todas estas frases não passam de pensamentos preconceituosos, pois se a maioria das mulheres não possui habilidade para jogar futebol como os homens, isso acontece porque em nossa sociedade elas sempre foram e ainda são muitas vezes reprimidas pela nossa cultura ao praticar futebol.

Para entender melhor este pensamento basta que nós paremos pra pensar um pouquinho nas brincadeiras que a maioria dos meninos e meninas costumam realizar e os brinquedos que ganham então!!! Bola para os meninos e boneca para as meninas. Tudo isso acaba deixando muitos dos meninos com mais habilidade para o futebol e a maioria das meninas menos habilidosas.
Então já sabemos hein! Ninguém nasce sabendo. Futebol, assim como qualquer outro esporte é jogo pra menino e pra menina, basta ter interesse e se dedicar que qualquer um(a) pode ser um(a) craque de bola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário