domingo, 2 de agosto de 2009

Rúgbi

Vocês já ouviram falar de rúgbi? Realmente este esporte não é muito conhecido dos brasileiros, mas é um dos mais praticados no planeta. O rúgbi pode ser visto como uma espécie de futebol americano, no qual os atletas jogam sem aquelas proteções como o capacete e aquela espécie de armadura que envolve o tórax do jogador.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Partida de rúgbi
Clique aqui para fazer o download

A origem do rúgbi, assim como a de muitos outros esportes é cercada de lendas. Na versão tradicional, o criador do rúgbi foi William Webb Ellis, um estudante londrino, durante uma partida de futebolrealizada em 1823 na Rugby School. O jovem teria ficado irritado com a monotonia do jogo e teria agarrado a bola nos braços e corrido o campo, provocando a ira de seus colegas, que tentaram pará-lo, agarrando-o de qualquer maneira. Teria assim nascido o jogo de rúgbi.

Outra versão acredita que a bola era carregada com os braços com freqüência durante 1820 e 1830. Segundo esta versão o rúgbi e o futebol são parentes que descenderam de uma mesma linhagem. Estudantes da Rugby School dizem também que a bola carregada fazia parte do jogo há muito tempo, contrariando a história de William.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Scrum ou aranha, jogada característica do jogo de rúgbi
Clique aqui para fazer o download

Assim, todos aqueles que praticavam o jogo com as mãos se uniram para padronizar as regras do esporte. O "Football Rugby" teve então um desenvolvimento independente do "Football Association". Em 1871 foi fundada a Rugby Union em Londres, e da Inglaterra expandiu-se para o mundo. No País de Gales, onde o rúgbi tem raízes profundas principalmente na população humilde, encontrou terreno propício para o seu desenvolvimento auxiliado pelo espírito do povo. Posteriormente, foi levado para a Escócia, Irlanda, continente europeu (notadamente para a França) e navegou rumo às colônias do Império Britânico: Austrália, África do Sul, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos da América.

Neste último, fundiram-se, numa volta ao passado, o Rugby e o Association, sendo criado o Futebol Americano. Apesar de possuir características do rúgbi não pode ser com ele confundido, pois as regras são bastante diferentes.
Fora dos Jogos Olímpicos desde 1928, tudo indicava que o desporto voltasse à família olímpica nos Jogos de 2012 (mas aí, talvez, com a sua versão reduzida, o rugby de sete jogadores, conhecida como Rugby Sevens), contudo tal expectativa não foi confirmada pelo Comité Olímpico Internacional e o rúgbi poderá não voltar às Olimpíadas nessa data.

O rúgbi é disputado por duas equipes de quinze jogadores, numa partida de duas partes de quarenta minutos. O objetivo do jogo é marcar o maior número de pontos, sendo que são 4 as maneiras de se pontuar:
• Try (ensaio ou tento) - Um jogador consegue colocar a bola na área denominada "área de validação" da equipa adversária. Um ensaio vale 5 pontos.
• Conversão - Após o ensaio, o equipa marcadora tem a possibilidade de desferir um pontapé, tentando fazer com que a bola passe por cima da trave e entre os postes da equipe adversária. A conversão vale 2 pontos.
• Drop Goal - Durante a partida, um jogador pode desferir um chute tentando fazer a bola passar por cima da trave e entre os postes da equipe adversária. O jogador deve fazer a bola tocar no chão e no retorno fazer um chute imediato. Um drop goal vale 3 pontos.
• Penalidade - Um jogador que ao ser "tacleado" (travado), cai ao chão, deve deixar a bola livre para que um outro companheiro retome a posse de bola. A retenção da bola por parte do jogador que esteja no chão provoca uma penalidade. "Tackle" alto perto ou no pescoço, chutar ou socar o adversário também é passível de penalidade. Há mais situações em que se assinalam penalidades. Quando isso ocorre, a equipe que sofre a falta pode tentar chutar a bola de maneira a tentar que ela passe por cima da trave, e caso consiga a equipe soma 3 pontos.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

O futebol que virou rugbi!
Clique aqui para fazer o download

O espírito do rúgbi é uma doutrina para seus praticantes. Prega-se que o esporte é praticado por um grupo de trinta pessoas, que somente no momento do jogo divide-se em dois grupos de quinze. Portanto, fora do campo, não há lugar para rivalidades e atitudes antiesportivas. Prova disso é que após as partidas, os jogadores tradicionalmente reúnem-se no chamado "terceiro tempo" em que, com muita cerveja e alegria, cantam, socializam e comentam os principais lances da partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário